O FIM DOS APÓSTOLOS

ANDRÉ - O Apóstolo Afável. Conta a Lenda que foi para a Grécia e pregou na província de Acaia. Alí, tornou-se mártir e foi crucificado numa cruz em formato X. Séculos mais tarde, seus restos mortais foram levados para Escócia. O navio que os transportava naufragou em uma baía que assim foi denominado a Baía de Santo André.


FILIPE - O Apóstolo Prático. Diz-nos Policrates, um cristão que foi Bispo de Éfeso durante o séc. II que Filipe foi para a Ásia e foi sepultado em Hierápolis. Não se sabe se foi mártir ou morte natural.

NATANAEL - O Apóstolo Sonhador. As fontes da Igreja Primitiva são muito obscuras quanto a este apóstolos. Diz a lenda que ele foi morto a chicotadas e seu corpo foi colocado num saco, atado e jogado ao mar.

MATEUS - O Apóstolo Resgatado. Após a ressurreição de CRISTO, passou a pregar para os judeus. Fez do seu próprio país seu campo missionário. Apesar disso, morreu na Etiópia, como mátir.

SIMÃO - O Apóstolo Zeloso. Seu passado também é muito obscuro, mesmo durante a vida de CRISTO. Existe uma teoria que, por ele ser do partido dos Zelotes e todos os partidários foram massacrados por Roma em 70 d.C.; quando os Zelotes tomaram Jerusalém.

TIAGO - O Apóstolo Desconhecido. Mais obscuro que Simão, o Zelote. Alguns estudiosos têm teorias de que seria irmão ou primo-irmão de CRISTO.

JUDAS - O Apóstolo Perseverante. Diz a História que foi missionário na Arménia e na Pérsia e por lá morreu, não se sabe se por martírio ou morte natural.

JUDAS - O Apóstolo Traidor. Suicidou-se um dia após entregar CRISTO.

PEDRO - O Apóstolo Magnífico. O Primeiro do grupo dos Apóstolos. Por volta do ano 68 d.C., em Roma, durante a perseguição de Nero aos cristãos, sofreu martírio.

TIAGO - O Apóstolo Ambicioso. Filho de Zebedeu, foi o primeiro Apóstolo a dar a vida pela Fé. Sofreu martírio em 44 d.C., quando Herodes mandou prender Pedro e decapitar Tiago.

JOÃO - O Apóstolo do Amor. O que viveu mais tempo. Liberto da Ilha de Patmos pelo Imperador Nerva (96 d.C.), regressou a Éfeso e teve morte natural em idade bem avançada.

TOMÉ - O Apóstolo Incrédulo. Dizem que trabalhou na Índia. Outros que nos arredores da Pérsia. A seita "Cristãos Malabores de São Tomé" o consideram seu primeiro líder e mártir; alguns historiadores dizem que morreu a flechadas enquanto orava.

PAULO - O Apóstolo dos Gentios. O único que não conviveu com CRISTO; nem por isso deixou de ser mais importante; pelo contrário, é considerado o responsável pela conversão dos povos gentios e até explanou com os demais apóstolos esta necessidade. Morreu como mártir no mesmo ano de Pedro e pelo mesmo motivo, mas em ocasiões diferentes.

Comentários