A vida é feita de escolhas

Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer. Ele estava sempre de bom humor e sempre tinha algo de positivo para dizer. Se alguém lhe perguntasse como ele estava, a  resposta seria logo:
- Ah! Se melhorar, VIRA FESTA.
Ele era um gerente especial em um restaurante, pois os seus garçons o seguiam de restaurante em restaurante apenas pelas suas atitudes.
Ele era um motivador nato. Se um colaborador estava tendo um dia ruim, Luis estava sempre dizendo como ver o lado positivo da situação.
Fiquei tão curioso com seu estilo de vida que um dia lhe perguntei:
- Você não pode ser uma pessoa positiva todo o tempo. Como faz isso?
Ele me respondeu:
- A cada manhã, ao acordar, digo para mim mesmo: "Luis, você tem duas escolhas hoje: pode ficar de bom humor ou de mau humor. Eu escolho ficar de bom humor. 
Continuou:
- Cada vez que algo ruim acontece, posso escolher entre bancar a vítima ou aprender alguma coisa com o ocorrido. Eu escolho aprender algo. Toda vez que alguém reclamar, posso escolher aceitar a reclamação ou mostrar o lado positivo da vida.
- Certo, mas não é fácil - argumentei.  
- É fácil sim, disse-me Luis. A vida é feita de escolhas. Quando você examina a fundo, toda situação sempre oferece escolha. Você escolhe como reagir às situações. Você escolhe como as pessoas afetarão o seu humor. É sua a escolha de como viver sua vida.  

Eu pensei sobre o que o Luis disse e sempre lembrava dele quando fazia  uma escolha. Anos mais tarde, soube que Luis um dia cometera um erro, deixando a porta de serviço aberta pela manhã. Foi rendido por assaltantes. Dominado, e enquanto tentava abrir o cofre, sua mão  tremendo pelo nervosismo, desfez a combinação do segredo. Os ladrões entraram em pânico e atiraram nele. Por sorte foi encontrado a tempo de ser socorrido e levado para um hospital.

Depois de 18 horas de cirurgia e semanas de tratamento intensivo, teve alta ainda com fragmentos de balas alojadas em seu corpo. Encontrei Luis mais ou menos por acaso.
Quando lhe perguntei como estava, respondeu:
- Se melhorar, VIRA FESTA.
Contou-me o que havia acontecido perguntando:  
- Quer ver minhas cicatrizes?
Recusei ver seus ferimentos, mas perguntei-lhe o que havia passado em sua mente na ocasião do assalto.
- A primeira coisa que pensei foi que deveria ter  trancado a porta de trás, respondeu. 
Continuou:
- Então, deitado no chão, ensangüentado, lembrei que tinha duas escolhas: poderia viver ou morrer. Escolhi viver!
- Você não estava com medo? Perguntei.
- Os para-médicos foram ótimos. Eles me diziam que tudo ia dar certo e que eu ia ficar bom. Mas quando entrei na sala de emergência e vi a expressão dos médicos e enfermeiras, fiquei apavorado. Em seus lábios eu lia: "Esse aí já era". Decidi então que tinha que fazer algo.
- O que fez? Perguntei. 
- Bem, havia uma enfermeira que fazia  muitas  perguntas. Perguntou-me se eu era alérgico a alguma coisa. Eu respondi: "sim".  Todos pararam para ouvir a minha resposta.  Tomei fôlego e gritei: "Sou alérgico a balas!". Entre risadas lhes disse: “Eu estou escolhendo viver, operem-me como um ser vivo, não como um morto”.
Luis sobreviveu graças à persistência dos médicos, mas a sua atitude é que os fez agir dessa maneira.
E com isso, aprendi que todos os dias não importam como eles sejam, temos sempre a opção de viver plenamente.
Afinal de contas, "ATITUDE É TUDO". 

Agora você tem duas opções:
Ler esta mensagem e guardá-la para si, ou, transmiti-la aos seus amigos para que possam tirar conclusões e repassá-la para outras pessoas.

TENHA UM EXCELENTE DIA! 
OU MELHOR, TENHA UMA EXCELENTE SEMANA.
MELHOR AINDA: TENHA UMA EXCELENTE VIDA!

Comentários