Saturno vem aí: ele vai reger 2013!


:: Graziella Marraccini ::


Sim, caros leitores, preparem-se para carregar pedras e cimento pois terão que dar duro em 2013 para dar forma concreta aos seus sonhos! Segundo a Estrela dos Magos, sistema caldeu que determina a regência anual, Saturno será o próximo Rei que reinará no ano que vem. Ele está transitando no signo de Escorpião desde outubro de 2012 e ficará neste signo nos próximos dois anos e meio aproximadamente, mas isso não tem nada a ver com sua regência. A sua posição planetária dará um tom especial à sua qualidade natural como já expliquei em artigos anteriores.

Saturno é considerado maléfico pela astrologia tradicional mas, a meu ver, não devemos nos preocupar demasiadamente com sua influência negativa pois, são as dificuldades que nos fortalecem, que forjam nosso caráter e também estimulam nossa criatividade. Na moleza, ninguém evolui, ninguém precisa fazer esforços. Quando a vida é fácil e tudo cai do céu, a pessoa não faz uso de seus talentos e desperdiça ocasiões importantes de evoluir. Muito se fala sobre o efeito 'Saturno' por ele ser considerado o arquétipo do Pai Cósmico, limitador, castrador, aquele que nos coloca no cercadinho e nos grita um grande NÃO no ouvido sempre que tentamos pular a cerca! Porém, na mitologia romana, Saturno era o Deus que protegia a agricultura, o plantio e a colheita. Portanto, ele representava o trabalho duro, pois para colocar comida na mesa precisamos arregaçar as mangas e não podemos fugir às nossas obrigações! Saturno era o Deus Cronos da mitologia grega, filho de Urano (o Céu) e Geia (a Terra) e pai de Júpiter (Zeus). Saturno era considerado o Deus do Tempo, aquele que marca com a implacável sucessão das horas o tempo que nos prende ao carma terreno. Ele nos ensina o caminho da evolução através de percalços e obstáculos. Mas é ele e o nosso 'Caminho das Pedras'! Se sob sua influência nos sentimos 'presos ao tempo', como se estivéssemos atados por correntes a um destino que nos impede de andar depressa, ele também nos ajuda a encontrar a terra firme onde pôr os pés. Sim, Saturno é um Deus-Pai que nos ensina a ser pacientes, e a paciência é algo que os agricultores conhecem muito bem pois precisam respeitar o ciclo da Terra desde o plantio até a colheita de seus frutos. Os ciclos das estações são regidos por Saturno, assim como as horas, os minutos, os segundos...

Saturno representa um processo limitativo e restritivo em muitos sentidos, mas ele nos oferece também a oportunidade de crescer, de plantar e de colher. A responsabilidade é resultado do processo de escolha que nos ajuda a examinar nosso processo evolutivo ao mesmo tempo em que avalia nosso amadurecimento. O mundo seria bem melhor se todos tivéssemos mais senso de responsabilidade, não é mesmo? Em nosso Mapa Natal, Saturno indica em que área teremos que enfrentar os maiores obstáculos, as restrições, as limitações, mas também indica onde teremos mais oportunidade de crescimento tão necessário para a nossa evolução material e espiritual.

Portanto, em 2013, Saturno nos ajudará a tomar juízo, a sermos responsáveis exatamente onde extrapolamos, abusamos, passamos dos limites no ano anterior. Se fomos irresponsáveis nos relacionamentos, faremos as contas com nosso parceiro; se fomos irresponsáveis com o nosso dinheiro, daremos duro para recuperar o equilíbrio financeiro; se fomos irresponsáveis na alimentação, iremos iniciar um regime de educação alimentar ou um programa de exercícios físicos para recuperar a boa forma! Então, caros amigos, não preciso escrever mais sobre Saturno pois meu site pessoal (www.astrosirius.com.br) está repleto de artigo sobre ele, sobre os seus ciclos de 28 anos, sobre como suas energias se manifestam no coletivo ou no indivíduo.

Os famosos ciclos de sete anos são causados pelo 'efeito Saturno'! Lembram-se das sete vacas gordas e das sete vacas magras da Bíblia? Bem, caros leitores, 2013 poderá ser o ano das vacas magras, mas no final do ano nos sentiremos mais fortalecidos e satisfeitos por termos sido capazes de superar todas as dificuldades, percalços e desafios!


Comentários