A beleza de dentro para fora

:: Bianca Sayão ::


Hoje em dia, quando ouvirmos a frase "Beleza tem que vir de dentro para fora" geralmente ela está associada à importância de uma alimentação balanceada, a como um alimento xis pode fazer seu cabelo e sua pele ficarem incríveis ou outras dicas desse tipo. Claro que isso é de fato muito importante, nós somos o que comemos, isso é inquestionável. Mas quero lembrar aqui de uma outra "beleza de dentro para fora". Da beleza que começa a partir da nossa percepção de nós mesmos.

Um recente vídeo da Dove intitulado "A real beleza" ressalta como nós, mulheres, muitas vezes temos uma percepção mais pessimista e insegura em relação à nossa aparência do que as pessoas que vêm de fora. Ao refletir sobre o vídeo, vemos como somos escravas dos rígidos (leia-se surreais) padrões de beleza modernos, a ponto de olharmos no espelho e vermos não a mulher forte e bonita que somos, e sim, um ser imperfeito e incompleto, sempre precisando de mais reparos e retoques.

Eu mesma já fui vítima desse círculo vicioso, sei bem como é essa obsessão por estar sempre impecável. Hoje, percebo que não é a balança ou meus tratamentos estéticos que me fazem olhar no espelho e me sentir bem comigo mesma. Vai muito além. Devo isso, principalmente, ao fato de ter renunciado e me libertado de ideais inatingíveis de beleza e aprendido a aceitar minhas imperfeições e a não ficar obcecada com elas. Não é tarefa fácil, admito. Mas não é impossível. 

A partir do momento em que conseguimos internalizar essa percepção, de parar de buscar defeitos e começar a revelar nossas qualidades, ficamos mais seguras dentro da nossa própria pele. Isso também envolve entender que revistas, tratamentos e produtos de beleza não servem para nos doutrinar a ficar de um jeito assim ou assado. Eles são ferramentas para usarmos a nosso favor, para nos sentirmos bem e exaltar nossa beleza natural. Maquiar-se e se produzir deve ser algo divertido, e não uma obrigação.

Por isso, sou grata a empresas e marcas que estimulam a nos sentirmos bem na nossa própria pele, ao invés de simplesmente ditar o que devemos comprar e como deve ser nosso corpo e nossa aparência, empresas que nos dão liberdade de escolha! Essa mudança de mentalidade no mercado de beleza é de extrema importância para que um dia atinja toda a sociedade. 
Uma dessas empresas que sabe levar a beleza de um jeito divertido é a Glambox, um serviço de assinatura de beleza em que você pode experimentar produtos em casa antes de comprá-los e ainda ensina truques para você realçar sua beleza. 

Assim, futuramente, nossas filhas e netas poderão se olhar no espelho e não enxergar um monte de imperfeições, mas, sim, as mulheres lindas e perfeitas exatamente do jeito que são.