O Taoísmo - a existência de um princípio supremo

Lao-tzu

Filósofo chinês nascido no norte da China, fundador do taoísmo, uma das religiões mais antigas e importantes da China. Também traduzido como Lao-tsé ou Lao-tzu, também pode ter sido um shih, isto é, arquivista, historiador e astrólogo na corte da dinastia Chou, a ele é atribuída a autoria do Daode Jing, o chamado Livro da razão suprema, a bíblia taoísta. 

Sua doutrina defendia a existência de um princípio supremo, o tao, que regeria o curso do universo. Todas as coisas têm origem no tao, obedecem ao tao e finalmente retornam ao tao, que pode ser descrito como o absoluto, a ordem do mundo e, enfim, a natureza moral do homem bom. 

Segundo o historiador Sima Qian, depois de ter escrito seu livro, o Daode Jing (Livro da razão suprema, livro taoísta fundamental, o filósofo partiu e ninguém sabe o que foi feito dele.Também alude a pessoas com as quais foi posteriormente identificado, razão pela qual a história diz ser possível que tenha vivido 150 anos ou até mais de 200. 

O pensamento aconselhou aos governantes agirem uma linha política liberal e pacifista, intervindo o mínimo possível na vida das pessoas. Después de seu desparecimento, sua filosofía laica transformou-se em uma religião, o taoísmo. 

Lao-tzu disse: "aceite a situação em que você está, deve ser a situação ideal para você; é por isso que você está nela".
A existência cuida de você. Nada é dado a você sem uma razão. Não é acidental, nada é acidental. Tudo o que é a sua necessidade é dado a você. Se fosse a sua necessidade estar no Himalaia, você estaria no Himalaia. E quando surgir a necessidade, você vai achar que você quer ir para o Himalaia ou o Himalaia virá até você. 
Acontece... quando o discípulo está pronto, o mestre chega. E quando o seu silêncio interior está pronto, Deus chega. E tudo que é necessário no caminho é sempre fornecido. A existência cuida.
Portanto, não se preocupe. Em vez disso, use a oportunidade. Este mundo de desafios, esta agitação constante do lado de fora, tem que ser utilizada. Você tem que ser uma testemunha disso. Aprenda como não ser afetado por ela.
Aprenda a permanecer inalterado, tocado por ela como uma folha de lótus na água. E então você será grato - porque é só por ser um observador de todo o tumulto que um dia, de repente, "os deuses estão no vale". Você vê o mercado desaparecendo longe, tornando-se um eco. Este é um crescimento real.
E se você pode ser corretamente meditativo nas ocupações comuns da vida, não há nada que não possa acontecer com você. A luz vai começar a circular, você deve apenas observar.
Medite na parte da manhã e, em seguida, permaneça perto do seu centro. Vá para o mundo, mas permaneça perto de seu centro, siga lembrando de si mesmo. Permaneça consciente do que você está fazendo. 


Comentários